Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Crie seu próprio Site Grátis! Templates Incríveis em HTML5/CSS3, Galerias de Fotos, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
Translate this Page

Rating: 1.7/5 (65 votos)

ONLINE
1





 
 Canteiro de Ideias
O ESPIRITISMO É RELIGIÃO?

Sobre a questão "O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO?", em 13/08/2003 escrevi o seguinte texto que agora republico aqui:
 
Nos primórdios do Espiritismo (e até os dias atuais) muitos foram os questionamentos relativos a seu aspecto religioso, mormente por se apresentar sob a égide de Restaurador do Cristianismo. Por ocasião da publicação da pequena obra subsidiária intitulada O Que é o Espiritismo, editada pela primeira vez em 1859, Kardec, nas linhas introdutórias, definiria: "O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal." Mais à frente, respondendo à indagação formulada por uma autoridade eclesiástica, aduziria: "...Seu verdadeiro caráter é, pois, o de uma ciência e não o de uma religião."
 
Certamente desejou o Codificador garantir que o Espiritismo nascente não fosse confundido com mais uma corrente religiosa ortodoxa, com sua hierarquia, rituais e dogmas inflexíveis.
 
Observemos, a propósito, que o Espiritismo se apresentou ao mundo através da publicação de O Livro dos Espíritos, contendo na página de apresentação o seu teor: FILOSOFIA ESPIRITUALISTA; evidenciando o caráter filosófico doutrinário.
 
Em seguida, viria a lume o segundo livro da Codificação, intitulado O Livro dos Médiuns; tratava-se de ESPIRITISMO EXPERIMENTAL; ressaltando o caráter científico da Terceira Revelação.
 
Somente em 1864, data da primeira edição de O Evangelho Segundo o Espiritismo, os mentores nos traziam as principais máximas do Cristo, analisadas sob a ótica espírita, permitindo-nos visualizar mais cristalinamente o aspecto religioso da Doutrina.
 
Alguns anos após, Kardec, sentindo a necessidade de uma definição a respeito da questão, proferiu discurso bastante elucidativo em reunião pública realizada na noite de 01/11/1868, na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, onde declarou: "...sem dúvida, no sentido filosófico o Espiritismo é uma religião, e nós nos ufanamos disso" (O discurso do Sr. Allan Kardec pode ser encontrado integralmente na bibliografia citada no final deste, ou  na publicação aqui no Blog, no mês de setembro de 2012, com o título: Espiritismo é uma Religião?).
 
Portanto, deixemos bem explicado, o Espiritismo não é uma religião visto pelo conceito do senso comum atribuído a essa palavra. Ou seja, como sinônimo de fé ou de um sistema de crenças, portadores de conceitos dogmáticos, regidos por uma instituição soberana que declara qual é a verdade. Nesse sentido, o Espiritismo seria antes: uma "filosofia de bases cientificas com consequências ético-morais". No entanto, visto sob esse aspecto, o qual é o verdadeiro significado da palavra religião, podemos dizer que o Espiritismo é uma religião sim.
 
Finalizando, conclui-se, pelo exposto, que a Doutrina Espírita é uma religião por consequência de seus fundamentos filosóficos e científicos, conduzindo o homem pelos caminhos da fé raciocinada, que o levarão ao inevitável reencontro com o Criador finalidade precípua de qualquer sistema religioso legítimo. 
 
 
 
____________________
Bibliografia:
- O Que é o Espiritismo, FEB, Departamento Editorial, RJ, 37a. edição, 1944, 217 páginas; páginas citadas: preâmbulo e pg. 130.
- Revista Espírita dezembro de 1868 (veja NOTA publicada deste discurso).
 
 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net