Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates Incríveis em HTML5/CSS3, Galerias de Fotos, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
Translate this Page

Rating: 2.1/5 (42 votos)

ONLINE
1





 
 Canteiro de Ideias
O CONCURSO DO SABIÁ E UMA DURA LIÇÃO

Olho e vejo os brasileiros de norte a sul, do leste a oeste descendo a ripa nos políticos e na corrupção. Ok! A corrupção não é algo bonito e faz muitos estragos aonde quer que deite suas garras. E devemos combatê-la, é certo.
.
No entanto, por outro lado, é igualmente feio ver corruptos falando de outros tantos iguais a si mesmos. Iguais sim, não iguais na dimensionalidade do "problema", mas iguais na visão, nos       propósitos, nas formas e nos modos de obtenção de vantagens várias, segundo os interesses de seus promotores. 


Por ladrão entendemos todos os que roubam alguma coisa do próximo ou de alguém, seja tempo, dinheiro, algum tipo de bem... E tanto é ladrão quem rouba 1 (uma) moeda quanto quem rouba milhões. Do mesmo moto, se assaltamos um ninho de uma ave qualquer e pegamos seus ovos, fundamentalmente, sua descendência, também estaremos roubando. Entretanto, sob este aspecto, a moralidade e a ética isentaram os seres humanos retirando este ato ou comportamento do campo roubatício. Muito bem, sem nos aprofundarmos nas questões filosóficas, com a corrupção, o princípio não muda. Por conseguinte, indo no cerne do tema, no que respeita à nossa nação, a corrupção é "alguma coisa" entranhada na "alma" do povo brasileiro. Então podemos não apenas vê-la, mas constatar e verificá-la, nos menores gestos, acontecimentos, circunstâncias e etc que envolvem a população Brasis...

Vejamos uma exemplificação... E este é um simples e corriqueiro retrato; pois basta olharmos à nossa volta e iremos ver este arquétipo atuando por todos os lados e formas. Neste aspecto, a nação brasileira não deixa a desejar. Pena que seja em sentido tão tosco, horrível, desprezível e negativo. Demonstração cabal de falta de uma inteligência acurada, porque, do jeito que estamos indo, chegará um momento em que estaremos todos cegos. Comprovação plena de que a política do olho por olho é a posição de quem não tem inteligência!

Hoje, não importa muito a data em questão, deparei-me com um destes muitos concursos fotográficos existentes por aí: Homenageando a ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, coisa que eu nem sabia! (rsrs) Tudo bem, ou talvez não... Muito bem, a foto vencedora será aquela que receber mais "elogios", digamos assim. A metodologia também não é a questão. O caso é que passou-se a uma grande disputa para ver quem ganhará o prêmio oferecido pelo concurso. O qual levou os tidos concorrentes a pedir votos aos amigos, conhecidos, parentes, primos...... Já entenderam, não?!

Pois é, o critério vencedor não é o da melhor foto, não é aquela com mais qualidade, com a melhor composição, nitidez, enquadramento e tantos quesitos técnicos e artísticos. Não, não é isto. E sim quem tem mais "amigos", mais conhecidos ou seguidores. Tá, mas o que tem isto?, muitos poderão se perguntar. Tem, porque isto é uma forma de corrupção. Estou usando da amizade, do coleguismo, do companheirismo... Enfim, dos meus contatos sociais e etc para ganhar. Vejamos!


Informar, divulgar e etc acerca do concurso em si é uma coisa, mas daí solicitar ou pedir que votem nas minhas fotos já é uma postura corruptiva, tanto quanto aquelas promovidas por nossos políticos e seus compares. Neste contexto, não existirá vencer por mérito! Não se tem por base uma conquista legítima, mas sim uma forma de burlar, de levar vantagem, de tirar proveito... Numa palavra, de dar um jeitinho... ou, de corrupção. Onde ficou a questão da qualidade, da capacidade e de outras tantas e até mais importantes na presente situação/contexto?! Pois é, no caso hora em pauta é simplesmente um contexto de "pistolão" ou do famoso QI - quem indicou. Os quais são outras tantas formas, igualmente, corruptivas e corruptoras.

Deste modo, observo um povo, que tem como lema "algo" totalmente corruptor: Levar vantagem, se dar bem, dar um jeitinho e etc, metendo o malho naqueles outros tantos de seus cidadãos (talvez, um pouco mais espertalhões do que eles mesmos ou, quiçá, o sejam apenas por forças das circunstâncias), os quais se deram melhores do que este mesmo povo, apenas por terem ascendido a um "certo" poder. Não importando de que ordem este seja (política, jurídica, familiar, profissional, pela força, conhecimento, financeira etc. etc. etc.).

Enquanto esta nação cultivar, alimentar e admirar tal perspectiva da psicologia do glutão, do narcisista, daquele que quer se dar bem não importa os meios usados para alcançar tal fim, não teremos direito e nem moral para falar mal de qualquer político ou de qualquer corrupto seja em que esfera for. Além, é certo, dos inevitáveis sofrimentos e dores advindos desta forma de pensamento e de comportamento.

Consequentemente, este concurso do sabiá trouxe, pelo menos para mim, uma dura e terrível lição.

Conclusão!

Mudemo-nos para que possamos construir um país feliz e tornar o nosso próprio futuro mais feliz. Porque, todos os corruptos terão um fim horrível e doloroso. Mesmo que terminem seus dias de vida física com as bolsas cheias de ouro, joias e pratas, no entanto, a Vida não termina com o fechar dos olhos. Se isto fosse verdade, seria um prêmio não somente para os corruptos, mas para todos inclusive para os assassinos, os estupradores, os aproveitadores, os ladrões e a todos aqueles que tragam algum tipo de mal, de dano, de prejuízo, de sofrimento ou desequilíbrio, não somente ao próximo, mas à Natureza, à Terra, à Vida enfim...

Seus dias futuros são terríveis. Olho e os vejo andando andrajosos por charcos de lama, em ambientes horríveis, chorando, desesperados, gritando impropérios em meio a densas Trevas, frias, cortantes... Choro e ranger de dentes, já dizia Jesus. E os vejo ali, blasfemando contra Deus, contra a Vida. Contra tudo e todos... Esquecidos dos prejuízos e danos que eles provocaram, sem se arrependerem... E por que não o fazem, seria o orgulho? A prepotência?... Seja como for, vivenciam o preço do prazer descabido, dos danos e prejuízos causados a quem quer que seja!
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net