DAR VERSUS COMPARTILHAR

Na vida de casado, as palavras de ordem são: Dividir e compartilhar! Até mesmo a cama. Se você não sabe fazer isto, o jeito é contentar dormir em cama de solteiro!

 
Agora, tem muita gente achando que sabem compartilhar, mas não sabem. Acontece que estão confundindo "dar" com "dividir" e etc. Sabem dar; dão roupas, ajuda, comida, dinheiro... Até dividem... mas, assim: Dividem o bolo, dão um pedaço e comem o restante. Portanto, ser capaz de dar, de dividir... não significa, necessariamente, que saibam partilhar, ou repartir, ou mais difícil ainda: Compartilhar.
 
Compartilhar tem componentes a mais: De excelência; de compreensão; de comunhão; de maturidade emocional; de dar de mim na ação ou no objeto etc que estarei compartilhando. Não é simplesmente dar ou dividir algo ou alguma coisa.
 
Não vamos confundir: Dar é uma coisa, compartilhar é outra! E até mesmo: dividir é outras tantas! Posso dividir tal ou qual momento com você, mas isto não quer dizer que estarei compartilhando esse momento contigo!
 
Dar, pode ser fácil; dividir, é possível e até acessível; mas, compartilhar é mil vezes mais difícil. Mais uma dica: Para compartilharmos não precisamos ser, obrigatoriamente, xifópagos.